Na última quinta-feira (13), mais de 400 jovens e trabalhadores tomaram as ruas de Santos contra o aumento da tarifa de ônibus e a obrigatoriedade do uso do cartão. A mobilização saiu da Praça Mauá, passou pela rodoviária, Câmara Municipal e terminou no Terminal de Passageiros do Valongo.
O ato foi uma demonstração clara da insatisfação da população da Baixada Santista que sofre com uma das tarifas mais caras do país. A mobilização também foi expressão do movimento nacional contra o aumento das passagens e pelo Passe Livre Já!
Hoje, sexta-feira, novo Ato!
Hoje, sexta-feira, 14, um novo ato acontece a partir das 17h, com concentração na Praça da Independência, na Praça Mauá. A juventude brasileira está parando o país nas últimas semanas. Ontem, dia 13, mobilizações ocorrem em várias partes do país, com destaque a luta heroica do povo paulistano. O PSTU, ANEL, CSP-Conlutas e muitas outras entidades estão ao lado de todas dessas mobilizações e impulsionam com força total o a mobilização nacional!
Paulo Barbosa (PSDB) quer aumentar preço da passagem! Vamos barrar o aumento!
O prefeito de Santos, Paulo Barbosa (PSDB), mais conhecido como Paulinho “Paulada”, além de ter presenteado a Piracicabana com um sistema de cartão excludente que impende o pagamento com dinheiro nos ônibus, já anunciou que está em “preparação” o novo aumento da passagem de ônibus, que deve ser anunciado nos próximos dias. Isto é, os trabalhadores e a juventude de Santos, que já sofrem com a passagem de ônibus de R$ 2,90, mais cara do Brasil por quilômetro rodado, em breve, segundo as intenções do tucano, vão ter que tirar ainda mais dinheiro do bolso para andar alguns poucos quilômetros. Um absurdo!
Vale lembrar, que em muitas cidades da Baixada Santista, como Praia Grande e Guarujá, as passagens já foram reajustas! E que vem sofrendo é povo pobre que precisa de transporte público! Por tudo isso, hoje, dia 14, vamos novamente dizer não ao aumento das passagens! Passe-Livre Já!
Em Santos, vamos exigir que Paulo Barbosa (PSDB) não aumente a passagem, acabe com a obrigatoriedade dos cartões no pagamento das passagens e que determine a volta imediata dos cobradores de ônibus!
E veeemm! Vem pra rua, vem! Contra o aumento, você também!
Em SP, vergonha do PSDB e do PT!
A repressão covarde de Alckmin, na manifestação de ontem em São Paulo, não é algo que surpreende. Afinal, o tucano foi o responsável pelo massacre do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), jogando a mesma tropa de choque contra a população pobre para defender o mega especulador Naji Nahas.
O que realmente surpreende é a postura do governo Dilma e da prefeitura de Fernando Haddad (PT). O ministro da Justiça do governo Dilma, José Eduardo Cardoso, chegou a oferecer “ajuda federal” ao governo do PSDB para reprimir manifestações. “O governo federal está à disposição para aquilo que for necessário”, disse.
Já Haddad disse que não vai baixar a tarifa. Disse que São Paulo “não aceita é a violência. De qualquer parte". A declaração do petista é um verdadeiro absurdo diante da brutalidade da PM. Na prática, Haddad dá sinal verde para a repressão. Por isso, tem responsabilidade das dezenas de pessoas feridas e presas durante os protestos.
A verdade é que PT e PSDB têm suas campanhas financiadas pela máfia das empresas privadas que controla o transporte coletivo. É a serviço dessa máfia que está todo o aparato de repressão tucano/petista.
O governador do PSDB e o prefeito do PT mantêm dezenas de presos políticos. Alguns deles estão encarcerados em vários presídios do estado. Eles irão responder por crimes como formação de quadrilha.
Libertação dos presos políticos! Organizar uma plenária para dar continuidade à luta!
O PSTU exige o fim imediato de toda repressão contra as manifestações. Também exigimos a liberdade imediata de todos os presos políticos! É um absurdo que o PSDB/ PT criminalizem os manifestantes por exercerem o direito de lutar por um transporte público de boa qualidade, com preço socialmente justo.
Apesar da dura repressão, o movimento vai seguir na luta. Neste sentido, o PSTU também chama a realização de uma Plenária Sindical Popular Estudantil no próximo final de semana para organizar os próximos passos da luta contra o aumento da tarifa em São Paulo. Precisamos organizar todos os setores do movimento sindical, popular e estudantil para derrotar a intransigência do governo do PSDB e da prefeitura do PT.
0 comentários:
Postar um comentário