25 de fevereiro de 2014

Nesta sexta-feira, 16h, Ato contra caos na saúde do Guarujá!

No próximo dia 28, sexta-feira, às 16h, um ato com concentração em frente ao Guaibe, em Vicente de Carvalho, irá marcar novamente a luta da população contra o descaso com a saúde pública do Guarujá - completamente abandonada.

O caos é tão grande que a carência no setor afeta as necessidades mais básicos dos usuários. Falta de tudo: médicos, remédios, equipamentos e até ambulâncias! Diante disso, não poderia ocorrer outro fato senão uma tragédia anunciada: no dia 2 de janeiro uma criança de um ano e oito meses morreu no PS de Vicente de Carvalho por falta de atendimento médico adequado. 

Sem nenhuma resposta efetiva da prefeita Maria Antonieta (PMDB) para resolver o caos que se transformou a saúde do Guarujá, o povo se organizou e foi às ruas. Uma primeira vitória, fruto da mobilização, já foi alcançada: a prefeita foi obrigada a recuar no plano absurdo de fechar o PS de Vicente de Carvalho.

Entretanto, essa vitória parcial não é suficiente para reverter o quadro terminal da saúde pública da cidade. Primeiro, a prefeitura fechou a maternidade do PAM da São João. Agora, tiraram também o serviço de pediatria, que só é encontrado no PAM da rodoviária. 

Essas medidas vão na contramão de um (TAC – Termo de Ajustamento de Conduta), firmado pela prefeita com o Ministério Público. Este acordo obriga a prefeitura a garantir o funcionamento de qualidade em todos os postos de saúde. Mas, pelo visto, a prefeita resolveu rasgar este compromisso.

Tem dinheiro pra Copa, mas não tem pra saúde!
As injustiças que já se espalham pelo país por causa da Copa do Mundo, e a fortuna despejada para o evento megabilionário da FIFA, também ganhou terreno fértil no Guarujá. O uso de recursos públicos para interesses privados, enquanto a saúde e a educação pedem socorro, ganhou um episódio lamentável pelas mãos de Antonieta: a Prefeitura decidiu gastar mais de 20 milhões para receber a seleção da Bósnia e reformar o Estádio Municipal da cidade, expulsando as famílias que vivem em torno.

O mesmo que é feito no estado por Geraldo Alckmin (PSDB) e em nível nacional pela presidente Dilma, está sendo feito pela prefeita. Este recurso, utilizado de maneira irresponsável para abrigar o treinamento de uma seleção de futebol, poderia ser destinado à construção de moradias populares para resolver os problemas de infraestrutura dos bairros, tirando do papel obras como a do Santo Antônio e Mangue Seco; ou na ampliação das creches e melhorias na educação. Mas nada disso acontece, porque o com compromisso dos governos é com os grandes empresários e os ricos, não com o povo pobre e trabalhador.

O PSTU apoia a mobilização popular dos trabalhadores e trabalhadores de Vicente de Carvalho, se somando à luta e exigindo do governo as seguintes reivindicações:

- Retorno imediato da pediatria no PS de Vicente de Carvalho!
- Não ao fechamento do PS! 
- Exigimos o cumprimento do TAC!
- Contratação de mais médicos e funcionários para todos os postos de saúde do Guarujá! 
- Mais investimentos em saúde pública, basta de privatização!

1 comentários:

E o programa MAIS MÉDICOS, quando vai acontecer ?

Postar um comentário