26 de agosto de 2013

Dia 30 o Brasil vai parar! Baixada ensaia nova greve geral

Nesta sexta-feira, 30 de agosto, o Brasil inteiro vai parar durante o Dia Nacional de Paralisações - chamado por todas as centrais sindicais brasileiras. O objetivo da mobilização, uma continuidade do vitorioso 11 de julho, é exigir dos governos e dos patrões a pauta reivindicatória dos trabalhadores brasileiros. 

Mais do que isso, o 30 de agosto tem como uma de suas principais tarefas unificar em um mesmo dia, com uma pauta unitária, as diversas manifestações e lutas que ainda agitam o país. Os governos, depois de anos de conforto, permanecem acuados e na defensiva. É hora de arrancar novas conquistas.

Câmaras de vereadores continuam sendo ocupadas, o Rio de Janeiro permanece tomado pelos gritos de "Fora, Cabral" e professores da rede municipal da capital carioca protagonizam uma greve histórica, com assembleias lotadas e passeatas gigantescas. Em São Paulo, o escândalo de corrupção envolvendo o PSDB e o governo Geraldo Ackmim também colocou de volta, em cena, importantes protestos nas principais ruas da cidade.

Na esteira dessa efervescência política, com as massas na ofensiva, as ações do 30 de agosto serão realizadas prioritariamente nos locais de trabalho, envolvendo atraso na entrada dos turnos, paralisações, atos e manifestações ao longo do dia. A pauta unitária das centrais inclui a melhoria da qualidade e diminuição do preço dos transportes coletivos; 10% do PIB para a educação pública: pagamento do piso nacional aos trabalhadores em educação, escola pública de qualidade para todos; 10% do orçamento para a saúde pública; fim dos leilões das reservas de petróleo; fim do fator previdenciário e aumento do valor das aposentadorias; redução da jornada de trabalho; contra o PL 4330; reforma agrária; e salário igual para trabalho igual.

30 de agosto na Região
Aqui na Baixada Santista o Dia Nacional de Paralisações deve ser um dia de greve geral, repetindo o cenário do 11 de julho. Mais uma vez, petroleiros, metalúrgicos, portuários, bancários, operários da construção civil e outras categorias irão participar das mobilizações, assim como os estudantes e os movimentos sociais, a exemplo da Confederação das associações de bairro do Guarujá. O Sindipetro Litoral Paulista, em assembleia recente, votou greve de 24 horas em suas unidades.

A juventude da ANEL também está engajada em construir entre os estudantes manifestações e atos para se integrar à data, assim como a CSP-Conlutas, que já entregou na região mais de 10 mil jornais, fazendo pela base o chamado à participação no dia 30.

0 comentários:

Postar um comentário