14 de janeiro de 2016

Incêndio em Vicente de Carvalho: mais uma vez nossas vidas são colocadas em risco.

Luiz Xavier (PSTU BAIXADA SANTISTA)
A Baixada Santista é novamente atingida por um incêndio de grandes proporções. Segundo as últimas informações o incêndio iniciou com um vazamento de um composto do cloro no pátio de contêineres da empresa Localfrio em Vicente de Carvalho (distrito do Guarujá).
A avenida principal do distrito e vários bairros foram cobertos pela fumaça preta tóxica, colocando em pânico a população. Dezenas de pessoas passaram mal por inalar a fumaça. A fumaça já chegou em Santos. A falta de informação somada a paralisação dos transportes (ônibus e a barca que faz travessia para Santos) ampliou o medo.

A prefeita do Guarujá Maria Antonieta de Brito (PMDB) quase quatro horas depois do incêndio deu uma declaração dizendo que não sabe quais são as substancias presentes nos contêineres e pediu para que a população dos bairros num raio de 100 metros a partir do terminal se afastem da área e procurem abrigo na casa de parentes e amigos.
A declaração da prefeita demonstra que nem a prefeitura nem a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) tem controle sobre a segurança da área portuária. Além disso a prefeitura não oferece nenhum abrigo para aqueles que não tem pra onde ir e não dá nenhuma orientação segura para os moradores dos vários bairros tomados pela fumaça que não estão na área indicada pela prefeitura.
Vivemos numa região que concentra o maior porto da América Latina e um enorme polo petroquímico com diversas empresas químicas de fabricação e transporte de combustíveis e outros produtos químicos altamente perigosos e letais. Esse novo incêndio, assim como o ocorrido ano passado na ULTRACARGO, é uma demonstração da insegurança pela qual passamos, os governos estão mais preocupados em garantir o lucro dos empresários do que garantir as medidas de segurança adequadas para os trabalhadores das empresas e a população da região. A população pobre e os trabalhadores que são os mais atingidos tem que lutar para mudarmos essa situação, não podemos esperar por uma nova tragédia!

0 comentários:

Postar um comentário