1 de outubro de 2012

JORNAL DA ORLA faz ataque racista ao PSTU!


Nota do PSTU sobre matéria veiculada no Jornal da Orla

A Direção Municipal do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado vem, por meio desta nota, expressar seu repúdio à matéria publicada pelo Jornal da Orla, em edição de 29 de setembro de 2012. Nesta matéria, o referido jornal lançou mão de mentiras, calúnias e provocações desrespeitosas, buscando manchar, de forma agressiva, a imagem do nosso partido e de nosso candidato (Luiz Xavier) à prefeitura de Santos. E o que é mais lastimável: o jornal se utilizou de expedientes preconceituosos e racistas para fazer um ataque de cunho político-eleitoral, eliminando, por consequência, quaisquer vestígios de uma cobertura jornalística isenta, imparcial e democrática. A rigor, o Jornal da Orla, em seu afã incontido de prestar serviços à candidatura do PSDB, destilou em suas páginas um indisfarçável preconceito de classe e raça, os quais ficaram expressos - de forma caricatural e irônica - no ataque de baixo nível aferido ao PSTU.


Preconceito de classe e raça ficou explícito na matéria
Para o jornal da Orla os assessores do PSTU (vale dizer: trabalhadores e jovens negros), que não fazem parte da elite santista, “detonavam o Buffet”, “aproveitaram bem a noitada”, “fizeram um ataque...”, entre outras frases asquerosas e mesquinhas. Com uma ironia preconceituosa o jornal ainda provocou: “contra burguês, coma por 16”.

Parece-nos evidente que o Jornal da Orla ficou indisfarçavelmente incomodado pelo fato de que trabalhadores e negros estivessem presentes em tão “fina noite” da elite política santista, ainda mais quando se sentiram no direito normal de se servirem no Buffet oferecido a todos pela organização do evento. O jornal transpareceu, assim, de maneira inconfundível, os enraizados preconceitos da elite racista brasileira contra os pobres negros e trabalhadores, sobretudo quando os mesmos participam como iguais em eventos políticos e sociais. Nesses momentos, vem à cena o antigo ódio de classe e raça travestido em comentários que expressam conteúdos discriminatórios. Quem em algum momento da vida não ouviu: “esses pobres e trabalhadores que não sabem comer, não sabem se comportar em eventos, gente de segunda classe”, ou ainda: “esses negros folgados que colocam os pés na cadeira, que ousadia!”. O jornal da Orla apenas requentou esses velhos comentários.

Vale ressaltar que os únicos negros no evento eram assessores do PSTU, os mesmos que foram acusados de “atacar o Buffet” e colocar “os pés sobre uma cadeira”. Mera coincidência? Em nossa opinião não. Lembramos, ainda, que o jornal tirou, de forma escondida e ilegal, fotos de militantes do PSTU ao longo do evento e publicou, sem autorização, uma foto de uma jovem estudante da Unifesp e militante do PSTU. Que tipo de jornalismo se presta a tão lastimável prática?

Cobertura a serviço dos tucanos
O Jornal da Orla em seu incontrolável desejo em ajudar o candidato tucano, ofereceu aos seus leitores uma cobertura digna da pior tradição jornalística do país: o jornalismo marrom e de baixo nível. O jornal distorceu os fatos e utilizou-se de calúnias e provocações desrespeitosas.

Ao se referir ao candidato Luiz Xavier, o jornal, tomando “as dores” de Paulo Barbosa, afirmou que Xavier atacou o pai do tucano e utilizou-se de questões familiares. O jornal deve saber que é fato público e notório que o pai do candidato do PSDB foi o último interventor da Ditadura militar em Santos. Pois bem: onde está o ataque pessoal e familiar de Luiz Xavier ao se referir a um fato político público, histórico e notório? Questionar o papel de um prefeito imposto pela Ditadura em nossa cidade é realizar um ataque familiar e pessoal? Desafiamos o jornal a provar: qual frase dita por Luiz Xavier contém quaisquer questões de âmbito pessoal e familiar? Aliás, em nenhum momento, foi utilizado o nome do pai do candidato ou a palavra “pai”. A pergunta de Luiz Xavier foi clara: Paulo Barbosa acha correto um candidato homenagear um interventor da Ditadura?

Nesse sentido, vale perguntar também ao jornal da Orla: o jornal considera correto um candidato fazer homenagens políticas a um interventor da Ditadura? Parece-nos que sim. Aliás, os métodos utilizados pelo jornal, nesse caso, fazem jus aos mecanismos jornalísticos dos tempos sombrios da ditadura militar. Não é a primeira vez que buscam, por instrumentos vis, ridicularizar operários, negros, pobres e socialistas neste país.
  
O PSTU exige direito de resposta
Se o Jornal da Orla tem algum resquício de compromisso democrático deve se sentir na obrigação de publicar, em direito de resposta, esta nota da direção municipal do PSTU.
Logo após a publicação do jornal, nosso partido recebeu a solidariedade de sindicatos, trabalhadores, movimento de negros e mulheres, partidos de esquerda e movimentos sociais, que ficaram indignados com a tentativa de ridicularizar, desmoralizar e denegrir a imagem do PSTU e de seus militantes.

Para nós do PSTU, esse tipo de baixaria do Jornal da Orla não nos enfraquece, apenas confirma que, na falta de argumentos políticos contra as verdades ditas por nós nesta campanha eleitoral, a impressa marrom busca atacar nosso partido com calúnias e difamações de baixo nível.

Por fim, o PSTU informa que buscará também, por meios jurídicos, fazer valer seus direitos frente aos ataques preconceituosos e calúnias expressas na matéria publicada pelo Jornal da Orla.

Luiz Antonio Xavier
Direção Municipal do PSTU

0 comentários:

Postar um comentário