8 de outubro de 2014

Governos querem jogar famílias do Núcleo Água Fria, em Cubatão, na rua

“Quem é rico mora na praia, mas quem trabalha nem tem onde morar” Fagner 

Os moradores do Núcleo Agua Fria, uma ocupação com mais de quarenta anos de existência em Cubatão, além de viverem uma situação de total abandono por parte dos governos; ruas esburacadas, falta de instalações adequadas de agua e energia elétrica. Agora sofrem a ameaça de serem expulsos de suas casas sem indenização. O governo está oferecendo um auxilio aluguel no valor de 400 reais. Valor muito diferente do aprovado como auxilio moradia para juízes, 4.300,00 reais. Todos sabem que com 400 reais não se aluga casa em lugar algum da Baixada Santista.

No Núcleo Água Fria vivem cerca de 700 famílias de trabalhadores que convivem com o abandono das autoridades. A localidade é um retrato do descaso. Falta tudo. As ruas são esburacadas e o saneamento básico precário.

Neste ano, os moradores do local foram castigado pela enchente de 22 de fevereiro. Na época o governador Alckmin prometeu duas mil moradias para atender toda a região atingida pela enchente, mas como tantas outras, essa proposta do governador também não saiu do papel.

Água Fria é um retrato do que ocorre em Cubatão e em todo o Brasil. Os trabalhadores, que constroem a riqueza da cidade e do país, ganham tão pouco que não tem um direito básico: uma casa. Em Cubatão, uma das cidades que mais produz riqueza no Brasil, temos mais de 14 mil famílias moram precariamente, são mais de 50 mil pessoas que ajudam a produzir a riqueza da cidade, mas tem os direitos básicos negados.

No Brasil a situação não é diferente. Apesar de ser um país muito rico, a sexta maior economia do planeta, amarga graves problemas sociais. Pois os governos repassam a riqueza produzida pelos trabalhadores para os banqueiros e grandes empresários que financiam suas campanhas eleitorais. E o povo trabalhador fica miséria.

Segundo o IBGE faltam 7,9 milhões de residências no Brasil e 25% da população (52 milhões de pessoas) têm condições precárias de moradia. 90% das famílias que precisam de moradia ganham até 3 salários mínimos, mas 60% das verbas do programa do governo federal minha casa minha vida vão para famílias com renda superior, pois são as preferidas das empreiteiras. Além de não beneficiar as famílias que mais necessitam o programa minha casa minha vida repassa bilhões para as grandes empreiteiras, aumentando a chamada especulação imobiliária. O que eleva o preço dos alugueis.

O que querem as famílias de Água Fria?
As famílias de agua fria querem casas! Elas já tem suas casas construídas com muito trabalho no Núcleo Água Fria e não é justo que sejam despejadas, sem intenção, e com um auxilio aluguel de 400 reais, valor abaixo do preço dos alugueis em toda Baixada Santista. Por tanto as famílias só aceitarão sair do Núcleo com a garantia por parte dos governos de irem para uma casa.

Proteção do meio ambiente: dois pesos duas medidas
A justiça alega que a retirada das famílias é uma medida para proteger o meio ambiente. Faz parte de um projeto para recuperar a encosta da Serra do Mar. É muito importante a proteção do meio ambiente, mas a questão é tratada como caso de policia quando trata-se de famílias de trabalhadores e a justiça faz vista grossa para a destruição ambiental vinda de empresários. Os ricos e poderosos poluem o meio-ambiente com suas indústrias em Cubatão, constroem casas em área de proteção ambiental nas encostas são Pedro e Iporanga (Guarujá) e até um condomínio fechado em área de proteção ambiental, na beira da praia e de quebra fecham a praia só para eles. A Riviera de São Lourenço. E contra isso a justiça se cala. 

Todo apoio a luta das famílias de Agua Fria!
Moradia digna para todas as famílias de Agua Fria Já!
Por garantia de moradia digna para todos!
Por um plano de obras publicas para a construção de 7,9 milhões de casas no Brasil!
6% do PIB (total de riqueza produzida no país em um ano) em moradia popular já!

0 comentários:

Postar um comentário