17 de junho de 2013

Mobilizações em Santos crescem contra aumento das passagens!

A onda de protestos que invade as ruas de São Paulo desceu a serra e atinge em cheio a principal cidade da Baixada Santista. Desde a semana passada, estudantes e trabalhadores de Santos têm realizado seguidos protestos contra as condições precárias do transporte público municipal. Em pauta, a luta contra o uso obrigatório do cartão e o iminente aumento da tarifa.

Nesta segunda-feira, paralelamente ao ato histórico marcado na capital paulista para daqui a pouco, mais uma vez a população sai às ruas para mostrar o seu descontentamento não apenas com a política de mobilidade da prefeitura, mas também com o descaso generalizado em setores públicos como a Educação e Saúde.

Em todo o país, o PSTU tem participado das manifestações e atos contra o aumento das passagens. Foi assim em Porto Alegre (RS), foi assim em Teresina (PI), foi assim em Florianópolis (SC) e está sendo cidade, hoje, nas principais cidades do país como São Paulo e Rio de Janeiro.

Em Santos, mesmo com "poucas pernas" e muito disposição, o PSTU também se faz presente na luta do povo santista contra os ataques do prefeito tucano Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Não poderia ser diferente. Onde existe uma luta da juventude da classe trabalhadora, lá estará o PSTU. Estivemos presentes na campanha reivindicatória dos servidores municipais de Santos, estivemos presentes na luta dos trabalhadores da construção civil de Cubatão.

Por isso, o PSTU presta total apoio e solidariedade à luta em curso e joga todas as suas forças para que essas manifestações ganhem ainda mais força, ganhem a adesão de mais trabalhadores, mais estudantes, mais organizações. Neste sentido, fazemos um chamado a todas as entidades sindicais e movimentos sociais da região para que se incorporem nos atos realizados na cidade.

Vamos barrar o aumento!
O prefeito de Santos, Paulo Barbosa (PSDB), mais conhecido como Paulinho “Paulada”, além de ter presenteado a Piracicabana com um sistema de cartão excludente que impede o pagamento com dinheiro nos ônibus, já anunciou que está em “preparação” o novo aumento da passagem de ônibus, que deve ser anunciado nos próximos dias.

Isto é, os trabalhadores e a juventude de Santos, que já sofrem com a passagem de ônibus de R$ 2,90, - a mais cara do Brasil por quilômetro rodado, em breve, segundo as intenções do tucano, vão ter que tirar ainda mais dinheiro do bolso para andar alguns poucos quilômetros. Um absurdo!

Vale lembrar, que em muitas cidades da Baixada Santista, como Praia Grande e Guarujá, as passagens já foram reajustas! E quem vem sofrendo é o povo pobre que precisa de transporte público.

Por tudo isso, hoje, dia 17, vamos novamente dizer não ao aumento das passagens! Passe-Livre Já! Em Santos, vamos exigir que Paulo Barbosa (PSDB) não aumente a passagem, acabe com a obrigatoriedade dos cartões no pagamento das passagens e que determine a volta imediata dos cobradores de ônibus.

0 comentários:

Postar um comentário