18 de junho de 2013

Tamiris Rizzo: "Por que tomo partido e levanto minha bandeira vermelha?"

Tamiris Rizzo, candidata a vereadora pelo PSTU em Santos nas eleições de 2012

Meu nome é Tamiris Pereira Rizzo, tenho 23 anos, filha de uma mãe que construiu o PT e de um pai que constrói o PCdo B, e sou com muito orgulho militante do PSTU desde 2007. Quero dizer que o que eu vi no dia de ontem. Foi aquilo que meus pais viram com o Fora Collor, foi o que os meus pais viram e fizeram na luta pelas "Diretas já" contra a ditadura.

Foi, em suma, multidões tomando as ruas, foi a nossa geração de jovens assumindo protagonismo, junto aos demais jovens turcos, sírios, egípcios, espanhóis, chilenos... na luta contra o alto custo de vida e as injustiças sociais que o capitalismo nos impõe. Foi, de fato, muito mais que 20 centavos. 

Quero dizer a você que, pela primeira vez, tomou as ruas para lutar que seja muito bem vindo! No entanto, gostaria que soubesse de algumas coisas...

''Sem partido, sem bandeira"
Para você ir às ruas, ainda mais com o seu cartaz , seja lá o que tiver escrito nele, meus pais, militantes de outros partidos, foram duramente reprimidos. Militantes do meu partido, o PSTU, e outras organizações derramaram sangue, para que você pudesse ir às ruas, levantar o seu cartaz, para que vivêssemos na "democracia".

A história não é contada por indivíduos, a história não é feita por indivíduos, ainda que indivíduos possam marcar a história. O que alguns fizeram ontem, pedindo ''Sem partido'', ''abaixa a bandeira'' e, inclusive, os que desferiram ataques físicos, foram dignos de lástimas de puro individualismo, porque ignoraram a história de coletivos de multidões que acordaram em outros momentos, ignoraram as organizações políticas que eram parte indissolúvel de tais multidões e ignoraram a luta social que nos antecede e, pior, foram dignos de aplausos pela direita brasileira e pelos setores fascistas. 

Faça um exercício de reflexão... vivemos numa democracia formal, em que na verdade o que existe é a democracia dos ricos, na qual a nós, jovens e trabalhadores, tudo é negado: o direito à educação, saúde, emprego...; e a eles tudo é concedido... boa escola, boa saúde, ingressos para copa...

Ajuda ou atrapalha que mais organizações, partidos e etc..estejam na luta contra a democracia dos ricos, se posicionando claramente ao lado dos explorados e oprimidos?

Os sonhos do PSTU não cabem em urnas, o nosso sonho nasce e cresce nas ruas. Você por acaso já viu o PSTU dominar os horários eleitorais? Já nos viu nos debates para presidenciáveis? Você sabe o que defendemos? Não, né? Por que será? A nós, não é concedido os mesmos direitos que aos demais partidos. Se você - corretamente decepcionado com o PT, PSDB, PMDB e demais partidos burgueses - acha que todo mundo é igual, que a solução é gritar ''Sem partido, abaixa a bandeira", esse grito vazio de qualquer conteúdo, saiba e sinta-se responsável por fortalecer a direita. Porque ao dizer isso, ao desconhecer os projetos de sociedade que cada partido defende, está fazendo com que se perpetue o desconhecimento e, consequentemente, a permanência do ódio aos pobres pelo PSDB, a traição do PT nos governos de plantão, e o principal: acaba por colocar em trincheiras diferentes aqueles que acreditam que as eleições não mudam a vida. Assim, nos divide e facilita que essa grande conclusão permaneça no esquecimento de milhares que continuaram votando no PT, PSDB, PMDB... e que continuarão achando que não se precisa ir às ruas. 

A verdadeira democracia só poderá ser alcançada nas ruas com uma verdadeira revolução política e social, onde a maioria faz a minoria (as elites) recuar. E não tenha dúvidas, e nem se sinta auto-suficiente a ponto de achar que para isso basta você ou nobres indivíduos cultos.

Sem a classe trabalhadora, sem os que produzem a riqueza, nada disso é possível. E saiba que nós, do PSTU, estamos hoje nas principais greves no Brasil, dos Metalúrgicos, dos trabalhadores petroleiros, dos trabalhadores bancários e professores, dos servidores públicos, dos moradores do Pinheirinho...

E saiba, o PSTU nunca esteve dormindo e sempre esteve e estará lá apoiando e estimulando cada passo desses trabalhadores para quando esse grande momento chegar. E é essa a nossa razão de existir.

Portanto, não nos chame de oportunistas por participarmos da luta. Oportunistas são aqueles que querem tirar proveito das situações. Nós somos aqueles que impulsionam a criação das situações, que impulsionamos a luta, somos parte integrante da luta, assim como somos parte e estivemos em todas as reuniões de organização dos atos em todo país. 

Quero que saiba que a bandeira do Brasil tem muitas coisas boas dos brasileiros... do tal do povo. Mas a bandeira do Brasil não representa o país que eu quero construir para os meus filhos! Na bandeira do Brasil cabe todo tipo de povo, cabe o povo tipo Eike Batista, Abílio Diniz, Olavo Setubal, Jorge Gerdau, Antônio Erminio de Moraes, Marcos Feliciano, José Sarney, Renan Calheiros; cabe o Mensalão do PT e do PSDB, cabe a privatização dos transportes, portos, aeroportos; cabe os crimes da copa, cabe a ocupação militar do Brasil no Haiti, cabe a ditadura e cabe, e muito bem, toda a burguesia brasileira que impõe essa democracia dos ricos. Cabe até as empresas, fazendo propaganda dizendo que "A rua é a maior arquibancada do Brasil". A final, tudo em nome da nação, do povo.

A bandeira que me representa é aquela em que SÓ CABEM os brasileiros que ralam, a juventude trabalhadora, os operários, o povo que VERDADEIRAMENTE constrói a riqueza desse país e que depois é apropriada por um outro povinho. É a bandeira que defende uma política econômica em defesa dos serviços públicos, contra a carestia de vida, contra qualquer forma de exploração, contra o capitalismo e em defesa do socialismo no mundo. A bandeira que eu carrego é daqueles que querem construir um Brasil e um mundo para seus filhos, onde sendo eles gays, heteros, brancos, negros, mulheres ou homens, serão respeitados e poderão andar livremente sem serem violentados por aí afora. 

E saiba que levantar essa bandeira limpa de manchas é, de fato, mais pesada, e mais difícil que levantar uma do Brasil. Sempre foi e sempre será assim. Sabe por quê? Porque nela está a história, prática e teórica, de mais de 30 anos de homens e mulheres que dedicaram sua vida por esse projeto. E é por isso, e em nome da história que é coletiva, que me organizo em torno a esse projeto, que tomo partido e que levanto esta bandeira.

"Os nomes, siglas, legendas e símbolos dos partidos extintos não poderão ser usados para designação das organizações de que trata êste Ato, nem utilizados para fins de propaganda escrita ou falada". Presidente Castelo Branco, 1965, AI-4, Ditadura militar, Brasil.'' 

Meu partido é o PSTU e continuarei erguendo nossas bandeiras em qualquer lugar onde haja uma luta dos oprimidos e explorados, como fazemos há anos. Como sempre estivemos PRESENTES, em todas as lutas.

Na ditadura, quando fomos perseguidos, torturados e mortos: PRESENTE!
No Fora Collor, quando fomos expulsos do PT por chamar o Impeachment: PRESENTE!
Na luta contra a "ALCA": PRESENTE!
No "fora Obama", onde foram presos 10 camaradas: PRESENTE!
Na "defesa da revolução no Egito": PRESENTE!
Na "Marcha das Vadias": PRESENTE!
Nas "Marchas pela Descriminalização das Drogas": PRESENTE!
No "Pinheirinhos: PRESENTE!
Na "luta contra as remoções da Copa do Mundo": PRESENTE!
No "8 de março": PRESENTE!
No "20 de novembro e na luta cotidiana contra o racismo": PRESENTE!
No "Fora as Tropas Brasileiras do Haiti": PRESENTE!
Na luta em "defesa dos povos quilombolas": PRESENTE!
Na maior "greve da educação" dos últimos 10 anos: PRESENTE!
Em "defesa dos Guaranis Kaiowá e todos os povos originários": PRESENTE!
Na luta "contra o genocídio da juventude negra": PRESENTE!
"Pare Belo Monte": PRESENTE!
Na luta do "10% do PIB para a Educação"
Nas "lutas dos professores": PRESENTE!
"Greves da Construção Civil": PRESENTE!
"Greves de metalúrgicos, bancários, ferroviários, petroleiros, metroviários...": PRESENTE!
No "Fora Feliciano" e todas as lutas "contra a homofobia": PRESENTE!
Marchas "Contra Corrupção": PRESENTE!

LUTA "CONTRA O AUMENTO DAS TARIFAS" POR TODO PAÍS: PRESENTE!

Nossa bandeira vermelha esteve e estará PRESENTE, tremulando em todas as lutas. E onde houver opressão, exploração e gente querendo mudar o mundo, lá estaremos nós. O PSTU estará PRESENTE. Nosso sonho não cabe dentro de urnas, só a luta muda a vida. ATÉ O SOCIALISMO!!!!!!!!!

1 comentários:

corruptos agora querem dizer que fazem bem para o povo

Postar um comentário